Servidor | Prefeitura Municipal de Umuarama

Reforma do aeroporto para receber linha aérea começa ainda neste mês

17 de mar de 2017 Infraestrutura
Imagem Reforma do aeroporto para receber linha aérea começa ainda neste mês
Reforma do aeroporto para receber linha aérea começa ainda neste mês

Com esforços do prefeito Celso Pozzobom e apoio dos parlamentares que representam o Noroeste junto ao governo do Paraná, a instalação da tão esperada linha aérea comercial para atender Umuarama e demais cidades da região avança a passos largos. A previsão de início das obras de adequação do Aeroporto Orlando de Carvalho é este mês, com a parte que cabe à Prefeitura (movimentação de terras/ construção de aterro). Caso o cronograma seja cumprido sem atrasos, a expectativa de conclusão das edificações e recapeamento da pista é julho, para início das operações da Azul Linhas Aéreas ainda no segundo semestre de 2017.

O intervalo de cinco meses é tempo suficiente, também, para a homologação do aeroporto junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). “Todos os projetos técnicos estão prontos e encaminhados. Os recursos estão praticamente certos, junto ao governo do Estado. Vamos investir R$ 7 milhões 644 mil, na maioria dinheiro a fundo perdido – ou seja, não vamos endividar a Prefeitura para realizar esse sonho da população de Umuarama e região, afinal a linha aérea poderá ser utilizada moradores de todas as cidades que integram a Amerios (Associação dos Municípios Entre Rios)”, informou o prefeito Celso Pozzobom.

A obra utilizará recursos do governo do Paraná, liberados por meio Secretaria de Infraestrutura e Logística, e emendas parlamentares aprovadas no Orçamento do Estado, apresentadas pelos deputados estaduais Fernando Scanavaca e Márcio Nunes. A Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República fornecerá mais de R$ 1 milhão em equipamentos.

“Como se trata de um processo amplo, que está seguindo várias etapas, podem surgir novas necessidades conforme forem realizadas as vistorias. Se for preciso mais investimentos, já temos o apoio da Agência de Fomento Paraná para algum financiamento complementar”, disse o secretário municipal da Indústria e Comércio, Douglas Bácaro. “O próximo passo é definir como será feito o processo licitatório pelo qual as empresas serão contratadas para os serviços. A licitação poderá ser feito pela Prefeitura ou diretamente pelo governo do Estado”, acrescentou o secretário.

OBRAS

Conforme os projetos, as obras previstas para o aeroporto de Umuarama incluem recapeamento (com uma camada de 5 cm de massa asfáltica) e ampliação da pista, que vai ganhar 74 metros de extensão e bolhas de manobra; adequações de regulamentos para atender ao avião modelo ATR 72600, a ser utilizado pela Azul para os voos regulares; ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves; adequação e ampliação do terminal de embarque e desembarque de passageiros; ainda a construção de instalações para o Corpo de Bombeiros; implantação de nova cerca operacional de alambrado; montagem da estrutura e instalação da estação de rádio.

“O dinheiro foi assegurado para as obras, graças ao apoio dos nossos representantes junto ao governo do Estado e ao empenho pessoal do prefeito Celso Pozzobom, que vem avançando no projeto de colocar Umuarama na rota dos voos comerciais regulares. A Prefeitura já tem um acordo com a companhia aérea, que também receberá incentivos do governo do Estado. Estamos em contato constante com a equipe do secretário José Richa Filho (Infraestrutura e Logística) e com os organismos federais para agilizar o processo e Umuarama ao resto do Estado e ao país por linha aérea”, completou o prefeito Celso Pozzobom.