
Resultados
A Paróquia São Francisco de Assis foi a primeira igreja fundada em Umuarama, em 16 de janeiro de 1961. A posse do primeiro pároco da cidade, o frei Cassiano Maria de Colombo, ocorreu no dia 19 de fevereiro de 1961. A imponente construção está localizada próximo ao campus sede da Universidade Paranaense (Universidade Paranaense), no entorno da Praça Mascarenhas de Moraes.
A igreja é administrada pelos freis pertencentes à Ordem dos Franciscanos Capuchinhos, sendo que a paróquia leva o nome do padroeiro da cidade, São Francisco de Assis, comemorado com feriado municipal no dia 4 de outubro.
Para saber mais, clique aqui.
O Bosque dos Xetá - também conhecido como 'Bosque do Índio' - é uma grande área verde, com 179.868 m² de mata nativa, localizado na região central de Umuarama.
Possui mais de 2.300 m de trilhas pavimentadas, com nascentes internas, travessia em ponte, Academia da Terceira Idade (ATI) e memorial em homenagem aos índios Xetá, ocupantes da região na época da colonização.
Ostenta uma grande estátua de um índio Xetá, concebida pelo renomado artistra plástico Utrabo, e um espaço cultural denominado Sala Aré de Educação Ambiental. As calçadas externas são muito utilizadas para caminhadas matinais e no final da tarde.
O Bosque Uirapuru fica localizado no centro da cidade. Com uma área de 58.147 m², ele possui com trilhas pavimentadas para caminhadas, quadras de areia, parque infanfil, banheiros, canchas de malha e bocha e quiosques com churrasqueiras.
Possui também uma academia da terceira idade (ATI) e frequentemente a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) realiza no local ações de incentivo à prática de esportes. O bosque tradicionalmente recebe um abraço coletivo no Dia da Árvore.
A Paróquia Catedral do Divino Espírito Santo foi desmembrada da Paróquia São Francisco de Assis e é a sede da Diocese de Umuarama, onde reside o bispo diocesano.
Com uma arquitetura contemporânea, foi solenemente dedicada e inaugurada dia 7 de Junho de 1987, na festa do Padroeiro Divino Espírito Santo.
Administrado pela Prefeitura, através da Fundação Cultural de Umuarama, o Centro Cultural Vera Schubert consiste em um espaço público dedicado às artes e eventos culturais do município.
O prédio contempla em sua estrutura física o Teatro Municipal, com capacidade para 650 pessoas; a Biblioteca Municipal Rocha Pombo, com aproximadamente 22.000 livros; salas de aula para realização das oficinas e corporações culturais; salas de reunião e hall para exposição.
O nome do Centro Cultural é uma homenagem à pianista austríaca Vera Zita Nitsche Schubert (1908-2008), que migrou para Umuarama no início da década de 1960 e dedicou sua vida ao ensino de música no município.
Com capacidade para 3.000 pessoas, o Estádio Municipal Lúcio Pipino é frequentemente utilizado para a prática de esporte e lazer, sediando campeonatos e competições de diferentes modalidades - especialmente o futebol de campo - e já foi palco de muitas apresentações artísticas, inclusive do tradicional show em comemoração ao aniversário da cidade.
Conhecido popularmente como “Gigante da Baixada”, nos anos áureos do futebol profissional em Umuarama, o estádio foi o espaço de conquistas importantes do Umuarama Futebol Clube, o famoso “Tigrão”.
Local amplo e agradável pela proximidade com a área arborizada do Bosque Uirapuru.
Sede da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), localizado na Avenida Parigot de Souza nº 2880, o Ginásio de Esportes Professor Amário Vieira da Costa conta com uma excelente estrutura para a prática de esportes de quadra (futsal, handebol, voleibol e basquetebol).
O espaço tem capacidade de público de 3.500 pessoas, está passando por obras de reforma e modernização estrutural e já foi palco de importantes conquistas para o esporte local e regional.
- Endereço: Av. Parigot de Souza, 2880 - CEP 87503-410 - Umuarama
- Telefone: (44) 3906-1090
- Atendimento: Segunda à sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30
Lago artificial, construído durante a expansão habitacional entre o Jardim Aratimbó e Jardim Cruzeiro, que permitiu a implantação de vários bairros novos.
Tornou-se um ponto de encontro nos finais de tarde e principalmente aos finais de semana e feriados.
Por conter quiosques com churrasqueira, playground, banheiros e uma grande área arborizada em sua estrutura, proporciona entretenimento e diversão aos freqüentadores e visitantes. É também espaço para várias promoções artísticas e culturais em épocas de festividades anuais como Natal e aniversário da cidade.
É o local onde ocorre anualmente a ExpoUmuarama, que é uma exposição feira agropecuária que expõe e comercializa gado em geral, eqüinos, caprinos, ovinos e pequenos animais, mostra da indústria, comércio e serviços. Paralelamente ocorrem rodeios, julgamento e leilões de gado, além de shows artísticos que motivam a participação da população. A feira é realizada no Parque de Exposições Dario Pimenta da Nóbrega, que também recebe outros eventos de grande porte ao longo do ano.
A Praça Arthur Thomas, marco zero de Umuarama, é considerada um ponto de referência na história e na memória da cidade. O nome da praça é uma homenagem ao colonizador inglês Arthur Hugh Miller Thomas.
Em 1955 foi construída naquele local a primeira rodoviária de Umuarama. Na trajetória do município, a praça se destaca como espaço de convivência social em torno das atividades de trabalho, lazer, manifestações políticas, cívicas, religiosas e culturais.
Recentemente a praça foi totalmente revitalizada com a finalidade de perpetuar os encontros entre amigos.