Diversos
10ª Conferência de Saúde abordou o tema SUS - Patrimônio do Povo Brasileiro
Data de publicação: 18/07/2011

A 10ª Conferência Municipal de Saúde foi encerrada ontem (16) à tarde, no campus III da Universidade Paranaense (Unipar), com a escolha dos delegados para a Conferência Estadual, que será realizada em Curitiba em dezembro. Além da eleição das entidades que irão compor o Conselho Municipal e oficinas temáticas, foram abordados temas como ‘Equidade em Saúde', ‘Financiamento', ‘Vigilância em Saúde' e ‘Saúde do Trabalhador'.A conferência foi aberta na última sexta-feira (15) à noite, com as presenças do prefeito Moacir Silva, do secretário municipal de Saúde, José Gonçalves Dias Neto, do chefe da 12ª Regional, Arecídio Cassiano, do promotor Marcos Antonio de Souza, do vereador Osvaldo Leiteiro (representante do Legislativo) e outras autoridades. Após a abertura oficial do evento, pelo presidente Valentim Spancerski, e dos pronunciamentos, foi aprovado o regimento interno. Antonio Derci Filho ministrou a palestra ‘SUS - Patrimônio do Povo Brasileiro'."Temos procurado oferecer à população atendimento de qualidade", disse o prefeito Moacir Silva. "Um dos grandes desafios atuais, nos âmbitos municipal, estadual e federal, é gerir com critério os recursos da área da saúde", afirmou, enaltecendo os esforços dos profissionais e o envolvimento dos diversos segmentos organizados envolvidos na conferência.A conferência foi organizada pela Prefeitura de Umuarama, através da Secretaria de Saúde, e pelo Conselho Municipal de Saúde. A participação nas conferências e conselhos de saúde dá à população a oportunidade de exercer seu direito de cidadania, obtendo informações, conhecimento e participação nas decisões. A participação da comunidade é uma forma de controle social que possibilita à população - através de seus representantes -, definir, acompanhar a execução e fiscalizar as políticas de saúde.
A 10ª Conferência Municipal de Saúde foi encerrada ontem (16) à tarde, no campus III da Universidade Paranaense (Unipar), com a escolha dos delegados para a Conferência Estadual, que será realizada em Curitiba em dezembro. Além da eleição das entidades que irão compor o Conselho Municipal e oficinas temáticas, foram abordados temas como ‘Equidade em Saúde', ‘Financiamento', ‘Vigilância em Saúde' e ‘Saúde do Trabalhador'.
A conferência foi aberta na última sexta-feira (15) à noite, com as presenças do prefeito Moacir Silva, do secretário municipal de Saúde, José Gonçalves Dias Neto, do chefe da 12ª Regional, Arecídio Cassiano, do promotor Marcos Antonio de Souza, do vereador Osvaldo Leiteiro (representante do Legislativo) e outras autoridades. Após a abertura oficial do evento, pelo presidente Valentim Spancerski, e dos pronunciamentos, foi aprovado o regimento interno. Antonio Derci Filho ministrou a palestra ‘SUS - Patrimônio do Povo Brasileiro'.
"Temos procurado oferecer à população atendimento de qualidade", disse o prefeito Moacir Silva. "Um dos grandes desafios atuais, nos âmbitos municipal, estadual e federal, é gerir com critério os recursos da área da saúde", afirmou, enaltecendo os esforços dos profissionais e o envolvimento dos diversos segmentos organizados envolvidos na conferência.
A conferência foi organizada pela Prefeitura de Umuarama, através da Secretaria de Saúde, e pelo Conselho Municipal de Saúde. A participação nas conferências e conselhos de saúde dá à população a oportunidade de exercer seu direito de cidadania, obtendo informações, conhecimento e participação nas decisões. A participação da comunidade é uma forma de controle social que possibilita à população - através de seus representantes -, definir, acompanhar a execução e fiscalizar as políticas de saúde.