Diversos

Alunos da rede pública de ensino visitam a 37ª Expo Umuarama/10ª Internacional

Data de publicação: 15/03/2011

Foto da matéria Alunos da rede pública de ensino visitam a 37ª Expo Umuarama/10ª Internacional

A parceria entre a Prefeitura de Umuarama, Sociedade Rural (SRU), Provopar e parque de diversões Lancaster assegurou a participação dos alunos da rede pública municipal de ensino na 37ª Expo-Umuarama/10ª Internacional. Uma programação especial está sendo desenvolvida desde ontem (prosseguindo até a próxima sexta-feira, dia 18), contando com a participação de aproximadamente 6 mil crianças. As visitas ao parque Dario Pimenta Nóbrega ocorrem pela manhã e à tarde. No programa, palestras sobre meio ambiente, passeios por estandes e pelos pavilhões de animais. Além de sorvetes e água, dez mil ingressos foram fornecidos gratuitamente.
Para a secretária municipal de Educação, Elisângela Pierin dos Santos, a participação das crianças na Expo é importante para a assimilação de conhecimentos e para a valorização da cultura local e regional. Conteúdos especialmente elaborados, trabalhados teoricamente em sala, são postos em prática durante as visitas, principalmente na passagem pela Fazendinha, unidade didática da Emater que apresenta, em 22 estações, diversas alternativas tecnológicas e serviços públicos que podem contribuir para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar na região.
O debate sobre as questões ambientais também está presente: uma instalação no formato de maquete procura estimular a reflexão sobre o uso responsável da água. "Temos as parcerias do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Emater e da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo", explica Pierin. Questões como o meio ambiente e a exploração econômica da reserva legal são muito atuais e interessantes para os alunos, que também travam contato com uma encenação teatral abordando o perigo da dengue. O trabalho integra a programação do projeto Acertando o Alvo, coordenado pelo Sesc.
Os alunos são levados até o parque de exposições gratuitamente, através dos ônibus do transporte escolar, em grupos monitorados por professores e funcionários das escolas municipais.

Compartilhar: