Aniversário de Umuarama movimentou centenas de pessoas no Bosque Uirapuru

Data de publicação: 28/06/2018

Foto da matéria Aniversário de Umuarama movimentou centenas de pessoas no Bosque Uirapuru

O 63º aniversário de Umuarama, comemorado nesta terça-feira, 26, movimentou centenas de pessoas em vários pontos da cidade. A maior concentração ocorreu no Bosque Uirapuru, onde aconteceu uma edição especial do Projeto Umuação. A programação começou com a solenidade cívica às 8h, na Praça Miguel Rossafa, e se estendeu ao longo do dia com as ações no bosque, teatro e passeio ciclístico.
No hasteamento dos pavilhões, o prefeito Celso Pozzobom fez um breve balanço das conquistas e avanços obtidos desde o início do ano passado, diante de diversas autoridades, lembrou as dificuldades superadas ao longo da história de Umuarama e disse que, no que depender da dedicação da equipe sob o seu comando, “faremos de tudo para que nossa Capital da Amizade tenha um futuro ainda melhor, com mais qualidade de vida, empregos e desenvolvimento”, resumiu.
A solenidade na Praça Miguel Rossafa contou com a presença de diversas autoridades e o hasteamento foi feito sob as vozes do Coro Municipal e da Companhia Schubert – Coro Cênico, sob a regência do instrutor Marco Aurélio Tavares. As bandeiras foram conduzidas por atiradores do Tiro de Guerra 05.012 e hasteadas pelo prefeito Celso Pozzobom, pelo deputado federal Zeca Dirceu e pelo comandante do 25º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Agnaldo Letrinta.
Bênçãos pelo aniversário da cidade foram proferidas pelo frei Cláudio Sérgio de Abreu, da Igreja Matriz São Francisco de Assis, pastor Paulino Novais Filho, presidente da Associação dos Ministros Evangélicos de Umuarama, e pelo bispo diocesano dom João Mamede, além das mensagens cívicas proferidas pelo prefeito e pela presidente da Câmara, vereadora Maria Ornellas. O grande público presente foi brindado, ainda, com apresentações musicais do quarteto de Orquestra Experimental de Umuarama (Oeru) e do Coral Cênico.
Ao longo da manhã e também à tarde, outras atrações reuniram grande número de participantes – o Passeio Ciclístico “Pedalando pela Vida”, promovido pela Bianca FM, e o Projeto Umuação, organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e parceiros. “Tivemos um dia repleto de recreações, com muito lazer e esporte para a criançada no dia do aniversário de Umuarama. Mais uma vez, o Umuação atingiu seu objetivo, que é levar alegria para a população, proporcionando momentos de convívio em família, diversão e lazer, em parceria com o Sesc/Umuarama e o curso de Educação Física da Unipar”, avaliou o diretor de Esporte e Lazer, Jeferson Ferreira.
Os participantes puderam prestigiar muitas apresentações de crianças e adolescentes das oficinas de dança da Fundação Cultural de Umuarama, do grupo de forró, orientações sobre cuidados com animais peçonhentos e prevenção à dengue (com a Vigilância Ambiental), técnicas de grafite e muitos brinquedos. As atividades foram concentradas na Avenida Apucarana, próximo ao portão do bosque.
O grupo Sou Arte, de Campo Mourão, fechou o dia com a peça teatral “A bruxa está solta”, num grandioso palco, seguida de uma grande queima de fogos de artifício. “Neste momento festivo de Umuarama, oferecemos uma vasta programação com diversas opções culturais, serviços e muita diversão para todas as idades, tanto na sede quanto nos distritos de Lovat, Roberto Silveira, Santa Eliza e Serra dos Dourados”, completa a diretora da Fundação Cultural, Vera Lúcia Borges.

FESTA CONTINUA

A programação do 63º aniversário de Umuarama tem mais atrações nos próximos dias. No final de semana, a população poderão se deliciar com o Festival Gastronômico entre os dias 29 de junho e 1º de julho, a partir das 18h no Lago Aratimbó, mesmo local do Festival Rock no Lago e do Encontro de Motociclistas, agendados para sábado (30), respectivamente às 15h30 e 22h. O último evento da agenda é o Concurso Miss Teen Terra Paraná, também no dia 30, no Centro Cultural Vera Schubert, a partir das 20h.
“A população está convidada a participar destes eventos, organizados pela Prefeitura com dedicação e carinho para comemorar o aniversário de Umuarama. O trabalho continua e em breve teremos ótimas notícias para a população”, convidou o prefeito Celso Pozzobom.