Diversos
Projeto de escola municipal difunde o universo da cultura de forma itinerante
Data de publicação: 21/10/2010
A escola municipal Analides de Oliveira Caruso, no Parque Industrial, lançou ontem (20) à tarde o projeto ‘A Leitura Bate à Sua Porta'. O evento contou com a participação de alunos, professores, pais e outros representantes da comunidade. A diretora Sandra Sueli Orgado e a coordenadora pedagógica Adriani Pinesso Pessoa apresentaram as ‘sacolas literárias'."O objetivo é difundir a cultura de forma itinerante", explica Orgado. "Os alunos levam as sacolas para casa e devolvem alguns dias depois. Os familiares podem usufruir de jornais, revistas, quadrinhos, livros de histórias e outras publicações", diz.O projeto foi viabilizado através de recursos do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que financiou ainda a aquisição de computador e materiais pedagógicos. No final do ano passado, através de iniciativa similar, ocorreu o lançamento do livro de contos Viajando no Mundo da Fantasia, de autoria dos alunos da 2ª série.No total, foram investidos R$ 13 mil. Em 2007, a escola ficou com a pior média na avaliação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) no município, sendo contemplada em 2009 com o financiamento. "Foi um estímulo para revertermos a situação", explica a diretora.A recompensa não demorou, já que o estabelecimento atingiu 5.5 na avaliação do ano passado. A melhor média da rede municipal e, de quebra, a superação da meta programada pelo Ministério da Educação (MEC) para 2013: 5.4.Mudanças em cursoA equipe de formadores trabalhou muito nos últimos meses. Os alunos tiveram aulas de informática, através da parceria com a Associação Vida e Solidariedade. Também praticaram xadrez, receberam reforço escolar e participaram de contraturno. Por outro lado, foram desenvolvidas oficinas com os pais, enfocando aspectos como a disciplina e o papel da família na educação e formação das crianças. Apoio - Para ilustrar as ‘sacolas literárias', a escola promoveu um concurso, vencido pelo aluno Heber Jhonson Dias Weber, da 4ª série. O talento reconhecido e a importância da ideia encontraram respaldo na iniciativa privada. A empresa Balaroti patrocinou a confecção.
"O objetivo é difundir a cultura de forma itinerante", explica Orgado. "Os alunos levam as sacolas para casa e devolvem alguns dias depois. Os familiares podem usufruir de jornais, revistas, quadrinhos, livros de histórias e outras publicações", diz.
O projeto foi viabilizado através de recursos do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que financiou ainda a aquisição de computador e materiais pedagógicos. No final do ano passado, através de iniciativa similar, ocorreu o lançamento do livro de contos Viajando no Mundo da Fantasia, de autoria dos alunos da 2ª série.
No total, foram investidos R$ 13 mil. Em 2007, a escola ficou com a pior média na avaliação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) no município, sendo contemplada em 2009 com o financiamento. "Foi um estímulo para revertermos a situação", explica a diretora.
A recompensa não demorou, já que o estabelecimento atingiu 5.5 na avaliação do ano passado. A melhor média da rede municipal e, de quebra, a superação da meta programada pelo Ministério da Educação (MEC) para 2013: 5.4.
Mudanças em curso
A equipe de formadores trabalhou muito nos últimos meses. Os alunos tiveram aulas de informática, através da parceria com a Associação Vida e Solidariedade. Também praticaram xadrez, receberam reforço escolar e participaram de contraturno. Por outro lado, foram desenvolvidas oficinas com os pais, enfocando aspectos como a disciplina e o papel da família na educação e formação das crianças.
Apoio - Para ilustrar as ‘sacolas literárias', a escola promoveu um concurso, vencido pelo aluno Heber Jhonson Dias Weber, da 4ª série. O talento reconhecido e a importância da ideia encontraram respaldo na iniciativa privada. A empresa Balaroti patrocinou a confecção.