Diversos

Umutrans implanta melhorias no trânsito em diversos pontos da cidade

Data de publicação: 02/08/2017

Foto da matéria Umutrans implanta melhorias no trânsito em diversos pontos da cidade

A Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans) vem implantando melhorias na sinalização de diversos pontos da cidade que recebem grande movimento de veículos, em condições que podem gerar conflitos e risco de acidentes. Desde o início do ano foram feitas intervenções na sinalização e mudanças na programação de três semáforos – na Avenida Tiradentes com Liberdade, no Jardim Panorama; na Castelo Branco com Parigot de Souza e Flórida; e na Castelo Branco com Ney Braga, próximo ao Hotel Caiuá.

Outros pontos receberam sinalização vertical e horizontal, bem como as vias que recebem recapeamento asfáltico – caso do Patrimônio Umuarama, que teve reperfilamento em todas as ruas. É também o caso da confluência entre a Avenida Colombo e as ruas Ouro Verde e Anhumaí, nas imediações da Praça Sete de Setembro. “Neste local ocorriam acidentes com certa frequência, alguns com maior gravidade, e a nova sinalização vem orientar melhor o tráfego e trazer mais segurança para os usuários”, explicou a diretora da Umutrans, Dianês Piffer.

A Avenida Colombo ganhou novas faixas, demarcação de espaços com tachões e sinalização vertical. Um trecho de uma quadra na rua Ouro Verde, sentido à Avenida Rio Grande do Norte, passou a mão única (entre a Colombo e rua Bararuba). “São ações que buscam disciplinar o trânsito, direcionando o fluxo de veículos, e levar mais segurança à população – com pontos mais claros para travessia de pedestres”, completou Dianês.

Na esquina da Castelo Branco com Ney Braga, o semáforo foi programado para três tempos e a Umutrans implantou um retorno que facilita manobras de motoristas e também das viaturas do Corpo de Bombeiros, cujo batalhão funciona nas proximidades da esquina. A diretora informou que os canteiros foram prolongados para orientar melhor o fluxo. “O novo retorno favorece tanto a corporação quanto motoristas que às vezes não encontram vagas para estacionar na frente do supermercado e do hotel, instalados naquele ponto”, explicou, além de melhorar a acessibilidade para pedestres e cadeirantes.

O prolongamento do canteiro conta com rampa de acesso conforme as leis e normas de acessibilidade e os semáforos foram reposicionados, para facilitar a visualização por parte dos pedestres. As ações têm a aprovação do prefeito Celso Pozzobom. “Trabalhamos em todas as áreas para garantir mais segurança e conforto à população. A infraestrutura urbana de Umuarama precisa de muitas intervenções, por isso é um assunto constante em nosso planejamento. E a população já está notando as melhorias”, destacou o prefeito.