EDUCAÇÃO

Concurso premiou redações sobre combate ao trabalho infantil

Data de publicação: 16/12/2025

autoridades entregam premiação aos melhores alunos

Carregando...
Carregando...
Carregando...

Premiação do projeto “MPT na Escola” celebra protagonismo estudantil e reforça combate ao trabalho infantil em Umuarama

O Anfiteatro Haruyo Setogutte, no Paço Municipal, recebeu alunos, educadores e autoridades municipais para a solenidade de premiação do projeto “MPT na Escola: Estudar, brincar e aprender... Trabalhar só quando crescer”. O evento, realizado na manhã desta terça-feira, 16, marcou o encerramento das atividades desenvolvidas ao longo do ano nas escolas municipais, envolvendo diretamente estudantes dos quintos anos.

A iniciativa, que é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Ministério Público do Trabalho, a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), mobilizou alunos e professores na produção de textos sobre a temática do trabalho infantil.

O objetivo foi ampliar a reflexão, fortalecer a conscientização e incentivar o protagonismo das crianças enquanto defensoras de seus direitos. Na cerimônia, foram revelados os estudantes premiados em cada escola, conforme avaliação da comissão julgadora. Os vencedores ganharam bicicletas, os segundos lugares receberam patinetes e para os terceiros colocados, o prêmio foi o jogo Banco Imobiliário.

Além da premiação aos alunos, os professores responsáveis pelos estudantes que conquistaram o primeiro lugar também foram reconhecidos, recebendo prêmios em dinheiro como forma de valorização pelo trabalho formativo desempenhado em sala de aula.

A secretária de Educação, Letícia Labiak Pereira, ressaltou o compromisso do município com uma aprendizagem que forma cidadãos críticos e conscientes. “Quando uma criança entende o valor do estudo, do brincar e do seu tempo de ser criança, se torna multiplicadora de um futuro mais justo. Hoje premiamos textos e, acima de tudo, celebramos a construção de consciência e cidadania”, disse ela.

O evento também contou com a presença do prefeito Fernando Scanavaca, do promotor do Ministério Público do Trabalho, André Vinícius Melatti, da secretária de Assistência Social, Maria Luisa Bertoco, e de representantes do CMDCA, que destacaram a importância do combate ao trabalho infantil e da proteção integral à infância.

Devido a outros compromissos, o prefeito Fernando Scanavaca pode participar apenas do momento da premiação aos melhores alunos e professores. “Esse evento evidenciou mais uma vez o papel transformador da educação e reforçou o empenho da nossa rede municipal em promover uma infância protegida, digna e cheia de possibilidades”, destacou o prefeito.

Ver fotos no Flickr
Compartilhar: