MERENDA EM CASA

Secretaria de Educação amplia oferta de refeições para alunos em férias

Data de publicação: 09/01/2026

prefeito observa o trabalho das merendeiras, preparando marmitas para os alunos em férias

Carregando...
Carregando...
Carregando...

A Secretaria Municipal de Educação informa aos pais de alunos matriculados na rede municipal de ensino que reabriu o cadastramento para entrega de merenda nas férias escolares. Para isso, basta os pais ou responsáveis se dirigirem à unidade escolar onde o filho está matriculado e manifestar o interesse.

A ampliação do programa foi determinada pelo prefeito Fernando Scanavaca, tem por objetivo estender o benefício para que mais crianças recebam alimentação saudável e nutritiva, fornecida diariamente pelo município.

O programa, que já contempla mais de 700 estudantes, teve a importância destacada durante visita do prefeito e da secretária municipal de Educação, Letícia Labiak Pereira, à Escola Municipal Senador Souza Naves na manhã desta sexta-feira, 9.

Para a maioria das crianças, a merenda escolar é a principal refeição do dia. “Muitos alunos nem jantam, ou só comem um lanchinho à noite porque a família não tem condições. Por isso eu criei o programa de merenda nas férias e venho aqui, em nome dessas crianças, agradecer a vocês – merendeiras e auxiliares – por estarem fazendo esse trabalho tão importante”, afirmou Scanavaca.

O prefeito comentou que tem divulgado bastante o projeto para que sirva de exemplo a prefeitos e secretários de Educação de outras cidades da região, especialmente municípios menores onde muitas crianças também dependem da merenda escolar para a alimentação. “A educação é a base de tudo na vida. Para aprender e se desenvolver, é fundamental que as crianças estejam bem alimentadas, daí a importância dessa iniciativa”, defendeu.

A educação é uma das prioridades maiores da administração municipal. Segundo o prefeito, Umuarama conta com 34 mil crianças e adolescentes (de 0 a 14 anos) que formam uma parcela muito importante da população e representam o futuro da cidade. “O que será dessas crianças daqui a 10 anos? Precisamos nos preocupar e trabalhar para fazermos bem a nossa parte”, acrescentou.

A Prefeitura também está fornecendo alimentação diária para alunos das oficinas do Centro da Juventude Agnaldo Mackert Barbosa, o Ceju, que funciona na avenida Goiânia – ao lado da UBS Bem-Estar.

De segunda a sexta-feira são fornecidas 70 marmitas, para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, preparadas pelo Restaurante Popular. “Bem alimentados e acompanhados, acredito que os jovens resistirão ao mundo das drogas e à criminalidade, podem se desenvolver e conquistar seus próprios sonhos”, completou Scanavaca.

Ver fotos no Flickr
Compartilhar: