ARTE E CULTURA
Fundação Cultural lança exposição com obras de Edu Tadeu
Data de publicação: 03/11/2025
A Fundação Cultural de Umuarama (FCU) inaugura nesta semana uma nova exposição, valorizando o trabalho e a trajetória de um grande artista da Capital da Amizade. A mostra “Edu Tadeu: Tocando o Kaos” prevê uma imersão artística que transborda criatividade e sensibilidade. Desenhos, pinturas, regravações e esculturas do artista umuaramense revelam a força da arte em suas múltiplas formas. A exposição será lançada na próxima quarta-feira, 5, às 19h30 (foto) no hall do Centro Cultural Vera Schubert. Os visitantes poderão prestigiar desenhos, pinturas, reprogravuras e esculturas do artista, entre outras obras, de 6 a 21 de novembro (foto), com entrada gratuita e visitação das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, no Centro Cultural. A exposição de objetos artísticos do Edu Tadeu (1956-2024) reúne uma mostra significativa do acervo do artista, hoje sob os cuidados da Fundação Cultural. A curadoria da exposição é do Estúdio Sequencial em parceria com Ana Ribas – Arte e Cultura. “O multiartista tem um extenso trabalho realizado em Londrina e foi um dos sócios-fundadores do Estúdio Sequencial em Umuarama”, lembra o secretário de Cultura do município, Rodrigo Fernandes Pereira. BIOGRAFIA Edu Tadeu foi um artista visual autodidata norte-paranaense que iniciou suas atividades na década de 1970 em Londrina. Em Umuarama, junto ao Estúdio Sequencial, fundou o selo Capivara Comix, responsável pela produção de histórias em quadrinhos. Entre os trabalhos publicados estão a ‘Revista Sossego’ (histórias em quadrinhos, 2018), o CD ‘Entidade Perdida, No Meio da Explosão’ (2019) e a revista ‘Umuarama Rock City em Quadrinhos’ (2025). ESTÚDIO SEQUENCIAL Trabalhando na produção e lançamentos de livros, histórias em quadrinhos, projetos de artes gráficas, exposições de arte, instalações/decorações para feiras literárias, adereços de cenas e mascotes de personagens de livros infantis, o estúdio é composto por Isabel Lazzarin (proponente de projetos e produtora cultural), Augusto Silva Leber (escritor e roteirista de HQs), João Olivera e Marcelo Galvan Leite (desenhistas e roteiristas de HQs).
A Fundação Cultural de Umuarama (FCU) inaugura nesta semana uma nova exposição, valorizando o trabalho e a trajetória de um grande artista da Capital da Amizade. A mostra “Edu Tadeu: Tocando o Kaos” prevê uma imersão artística que transborda criatividade e sensibilidade.
Desenhos, pinturas, regravações e esculturas do artista umuaramense revelam a força da arte em suas múltiplas formas. A exposição será lançada na próxima quarta-feira, 5, às 19h30 (foto) no hall do Centro Cultural Vera Schubert.
Os visitantes poderão prestigiar desenhos, pinturas, reprogravuras e esculturas do artista, entre outras obras, de 6 a 21 de novembro (foto), com entrada gratuita e visitação das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, no Centro Cultural. A exposição de objetos artísticos do Edu Tadeu (1956-2024) reúne uma mostra significativa do acervo do artista, hoje sob os cuidados da Fundação Cultural.
A curadoria da exposição é do Estúdio Sequencial em parceria com Ana Ribas – Arte e Cultura. “O multiartista tem um extenso trabalho realizado em Londrina e foi um dos sócios-fundadores do Estúdio Sequencial em Umuarama”, lembra o secretário de Cultura do município, Rodrigo Fernandes Pereira.
BIOGRAFIA
Edu Tadeu foi um artista visual autodidata norte-paranaense que iniciou suas atividades na década de 1970 em Londrina. Em Umuarama, junto ao Estúdio Sequencial, fundou o selo Capivara Comix, responsável pela produção de histórias em quadrinhos. Entre os trabalhos publicados estão a ‘Revista Sossego’ (histórias em quadrinhos, 2018), o CD ‘Entidade Perdida, No Meio da Explosão’ (2019) e a revista ‘Umuarama Rock City em Quadrinhos’ (2025).
ESTÚDIO SEQUENCIAL
Trabalhando na produção e lançamentos de livros, histórias em quadrinhos, projetos de artes gráficas, exposições de arte, instalações/decorações para feiras literárias, adereços de cenas e mascotes de personagens de livros infantis, o estúdio é composto por Isabel Lazzarin (proponente de projetos e produtora cultural), Augusto Silva Leber (escritor e roteirista de HQs), João Olivera e Marcelo Galvan Leite (desenhistas e roteiristas de HQs).