Município precisa de grandes investimentos para ampliar capacidade das galerias

Data de publicação: 16/01/2018

Foto da matéria Município precisa de grandes investimentos para ampliar capacidade das galerias

Para atenuar os problemas causados pelas chuvas fortes nas regiões de baixada, em Umuarama, uma equipe técnica da Prefeitura vem realizando estudos nos locais onde a incidência de alagamentos é mais constante. O prefeito Celso Pozzobom afirmou, em entrevista na manhã desta segunda-feira, 15, que já tem dados concretos de, pelo menos, seis desses pontos (de um total de 13), “porém a solução definitiva demanda alto investimento – na casa dos R$ 6 milhões a R$ 8 milhões em cada ponto –, pois envolvem grandes obras em áreas densamente ocupadas”, afirmou.

Como exemplo, o prefeito citou o grande volume de água que desemboca na entrada do Bosque dos Xetá. Para este problema será necessário aumentar as galerias desde a região do Campus 3 da Unipar (Universidade Paranaense) e do alto da Avenida Paraná, até a entrada do bosque. “Só com galerias maiores em toda essa região a enxurrada vai correr por dentro da tubulação. Não adianta aumentar a captação no final, tem de investir na melhoria de toda a rede e isso exigirá um investimento de mais de R$ 10 milhões”, destacou.

Em outro local, o prefeito anunciou que a Prefeitura estuda a desapropriação de quatro imóveis. “Na baixada da Avenida Rio Grande do Norte, entre a Praça dos Xetá e a Rua Presidente Bernardes, apesar da construção de grelhas nos dois sentidos da avenida, a tubulação não dá conta de escoar o volume da chuva e quase sempre as casas alagam. Dessa vez, famílias perderam tudo que tinham. Teremos de retirá-las daquele local, talvez abrir uma travessa e implantar novas galerias”, explicou.

Outro exemplo é a região do Colégio Bento Mossurunga. A Prefeitura construiu grelhas na Avenida Guanabara e ampliou a tubulação para captar mais água, mesmo assim não foi o suficiente para a chuva de sexta-feira.  “Mas já foi um começo. Agora vamos estender galerias de grande porte até o trevo saída para Xambrê e também na direção da Escola Padre Manoel da Nóbrega. Aos poucos vamos avançando em busca da solução definitiva”, disse.

Nos próximos anos, a administração deve aumentar a capacidade de escoamento em pelos menos dois desses pontos de alagamento. “São obras que exigem muitos recursos. Este é um desafio para as próximas gestões. Se cada prefeito resolver pelo menos dois desses pontos de alagamento, conseguiremos finalmente resolver essa situação”, completou Pozzobom.