SAÚDE

Espaço TEA da Unipar permitirá ampliar atendimento a autistas

Data de publicação: 07/11/2025

autoridades na entrada do espaço TEA da universidade

Carregando...
Carregando...
Carregando...

A quinta-feira, 6, foi frutífera para a área de saúde em Umuarama. Além da inauguração da nova sede da UBS Centro de Saúde Escola e do CRMI, o município também ganhou o Espaço TEA, mais uma parceria entre o município – por meio da Secretaria de Saúde – e a Universidade Paranaense (Unipar), que permitirá ampliar de forma significativa o atendimento às pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA) na cidade.

O espaço foi implantado no campus 3 da Unipar – na avenida Tiradentes, Jardim Paraíso – com toda a estrutura necessária para dar um atendimento de qualidade para até 100 pacientes. Inicialmente serão 10 vagas, mas esse número será ampliado gradativamente até chegar à capacidade plena, em colaboração com o Instituto de Atendimento ao Indivíduo com TEA (IAITEA) da Secretaria Municipal de Saúde.

“Essa parceria nos possibilitará ampliar o atendimento prestado aos autistas no município. A participação da Unipar é fundamental nesse processo, por fornecer a estrutura e profissionais que vão se somar à nossa equipe para atender a demanda”, agradeceu o prefeito Fernando Scanavaca.

A coordenadora do instituto, Dayse Valeria Moreira André, lembrou que assumiu o cargo há pouco mais de 8 meses com 45 pacientes assistidos e uma fila de espera com cerca de 280. Neste período, com todos os esforços e o apoio da administração municipal, aumentou os atendimentos para 152 após a contratação e capacitação de novos profissionais.

Com mais um reforço na equipe, Dayse espera chegar em breve a 200 atendidos no IAITEA. “Mas ainda não é suficiente, por isso é muito importante esse Espaço TEA em parceria com a Unipar, que vai começar com 10 pacientes, mas rapidinho deve expandir para até 100. Agradecemos a parceria e estamos muito felizes mesmo. A vida das famílias com autistas é difícil e esse apoio vai ser muito importante”, completou.

O reitor da Unipar, Carlos Eduardo Garcia, reafirmou o apoio da instituição e a equipe qualificada que foi colocada no projeto, sob a coordenação do professor José Irineu Gorla – doutor em Educação Física com especializações em análise comportamental aplicada ao autismo, psicomotricidade, performance motora e outras áreas relacionadas, além de pós-doutorado em ciências da saúde.

Ver fotos no Flickr
Compartilhar: