MOBILIDADE

Prefeitura mobiliza várias equipes para recuperar estradas rurais

Data de publicação: 08/01/2026

máquinas realizam serviços de readequação em estrada rural

Carregando...
Carregando...
Carregando...

Após as fortes chuvas do final de dezembro e início de janeiro, a Secretaria Municipal de Serviços Rodoviários da Prefeitura montou uma grande força-tarefa para recuperar estradas rurais não pavimentadas, que foram seriamente atingidas pelo grande volume de água. O trabalho foi intensificado a partir da última segunda-feira, 5, com a volta dos servidores que estavam em férias coletivas.

Além dos prejuízos ocorridos em vias urbanas, cujo trabalho de recuperação vem sendo acompanhado de perto pelo prefeito Fernando Scanavaca, o secretário municipal de Serviços Rodoviários, José Orlando da Silva, disse que as fortes chuvas acabaram causando uma série de problemas nas estradas em leito natural de Umuarama, embora recebam manutenção constante.

Em alguns locais houve rompimento de curvas de nível nas propriedades rurais, que avançaram sobre as estradas causando focos de erosão. Em outros pontos, a própria geografia da estrada favorece o acúmulo de água e, por consequência, de lama e barro. Há ainda trechos com grande declive, onde a velocidade e o volume das enxurradas abriram valetas.

“Não há mais locais com passagem bloqueada, devido à rápida ação das nossas equipes, mas em alguns pontos a travessia ocorre por desvios. Por isso, estamos com cinco frentes de trabalho atando ao mesmo tempo em várias regiões do município para restabelecer a trafegabilidade e a segurança nas nossas estradas”, considerou o secretário.

Nesta semana, já foram feitos serviços de adequação nas estradas João Barianuk, Paca, Quatro, Mandaguara, Palhinha, Itajé, estrada velha de Lovat, Cedro, Colibri, Iara e Bem-te-vi, ainda em trechos das estradas São Tomé, Primavera, Vermelha, São Paulo e Amarela.

Nesta quinta-feira o trabalho continuou nas estradas Cedro, Fumaça e Desengano (sentido Santa Eliza a Roberto Silveira).

Estão programados serviços ainda nas estradas União, Piava, Alto Alegre, a estrada de Roberto Silveira a Nova Jerusalém, Arara, Escorpião, Aparecidinha, ‘Inferninho’, Perobal, Três Placas, Divisora (Vila Nova União), Três Barras, Borboleta, Raposo Tavares, Tropeiro, Paulista, Baiana, Cearense e Drongo.

O trabalho envolve limpeza e adequação de leito com motoniveladora, pás carregadeiras e rolo compactador, com um cuidado especial nos trechos cascalhados. “São cerca de 600 km de estradas sem asfalto, por isso o serviço nunca para. Nos períodos de chuva, priorizamos os pontos mais vulneráveis, onde os efeitos costumam ser mais sérios”, explicou José Orlando.

Ver fotos no Flickr
Compartilhar: