20 de mai de 2022 Umutrans
Imagem Atiradores do Tiro de Guerra recebem orientação da GMU sobre segurança no trânsito

Dentro das ações da campanha Maio Amarelo – um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito – o inspetor Thiago Neri, da Guarda Municipal e Umuarama, ministrou uma palestra sobre o tema para os 150 atiradores do Tiro de Guerra 05.012, às 6h desta sexta-feira, 20. Em seguida o inspetor realizou uma aula prática de condução de motocicleta em uma pista montada no pátio da corporação.

A instrução aos atiradores é importante pois boa parte dos jovens – com idade entre 18 e 19 anos – já possui permissão provisória para dirigir (PPD), “porém a grande maioria ainda não passou por um centro de formação de condutores – a autoescola”, lembra a diretora de Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Sestram), Dianês Maria Piffer.

“Logo esses jovens iniciarão o curso para tirar a Carteira Nacional de Habilitação e em breve serão 150 novos motoristas trafegando pelas ruas da nossa cidade. Se forem bem orientados, se tornarão condutores responsáveis, fazendo a diferença no nosso trânsito e evitando acidentes ao praticar a direção defensiva”, avaliou a diretora.

O secretário da Sestram, Elizeu Vital Silva, acrescenta que essa é mais uma das ações do Maio Amarelo. “O tema, ‘Juntos salvamos vidas’, é voltado às maiores vítimas do trânsito – motociclistas e pedestres, especialmente os mais idosos. O condutor tem a sua parcela de responsabilidade e deve estar conosco, fazendo uma direção segura e consciente para salvar vidas”, comentou, agradecendo o convite do subtenente Rodrigo de Freitas Gomes, chefe de instrução do Tiro de Guerra.

O objetivo do Maio Amarelo é chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito e colocar em evidência a necessidade de haver mais segurança. “Queremos mobilizar toda nossa sociedade para pensar sobre o assunto e adotar medidas e ações que garantam essa segurança no cotidiano”, completou Dianês Piffer, e o ambiente de formação educacional e militar é muito propício à conscientização, pois de lá que sairá a próxima geração de motoristas.

O Maio Amarelo conta com blitze educativas, operações em entradas e saídas de escolas, distribuição de material educativo, conscientização nos grupos do programa Vida Ativa Melhor Idade e na atividade ‘Vou de Bike’ neste domingo (22), em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel). Estão previstas ainda ações nas feiras do produtor, no Lago Aratimbó, no campus III da Universidade Paranaense (Unipar), além das blitze de fiscalização em pontos surpresa, palestras e uma simulação de acidente com encenação.