Notícias | Prefeitura Municipal de Umuarama

Notícia

Notícia

Atiradores do Tiro de Guerra recebem orientação da GMU sobre segurança no trânsito

Compartilhar:
20 de mai de 2022 Umutrans
Imagem Atiradores do Tiro de Guerra recebem orientação da GMU sobre segurança no trânsito
Atiradores do Tiro de Guerra recebem orientação da GMU sobre segurança no trânsito

Dentro das ações da campanha Maio Amarelo – um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito – o inspetor Thiago Neri, da Guarda Municipal e Umuarama, ministrou uma palestra sobre o tema para os 150 atiradores do Tiro de Guerra 05.012, às 6h desta sexta-feira, 20. Em seguida o inspetor realizou uma aula prática de condução de motocicleta em uma pista montada no pátio da corporação.

A instrução aos atiradores é importante pois boa parte dos jovens – com idade entre 18 e 19 anos – já possui permissão provisória para dirigir (PPD), “porém a grande maioria ainda não passou por um centro de formação de condutores – a autoescola”, lembra a diretora de Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Sestram), Dianês Maria Piffer.

“Logo esses jovens iniciarão o curso para tirar a Carteira Nacional de Habilitação e em breve serão 150 novos motoristas trafegando pelas ruas da nossa cidade. Se forem bem orientados, se tornarão condutores responsáveis, fazendo a diferença no nosso trânsito e evitando acidentes ao praticar a direção defensiva”, avaliou a diretora.

O secretário da Sestram, Elizeu Vital Silva, acrescenta que essa é mais uma das ações do Maio Amarelo. “O tema, ‘Juntos salvamos vidas’, é voltado às maiores vítimas do trânsito – motociclistas e pedestres, especialmente os mais idosos. O condutor tem a sua parcela de responsabilidade e deve estar conosco, fazendo uma direção segura e consciente para salvar vidas”, comentou, agradecendo o convite do subtenente Rodrigo de Freitas Gomes, chefe de instrução do Tiro de Guerra.

O objetivo do Maio Amarelo é chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito e colocar em evidência a necessidade de haver mais segurança. “Queremos mobilizar toda nossa sociedade para pensar sobre o assunto e adotar medidas e ações que garantam essa segurança no cotidiano”, completou Dianês Piffer, e o ambiente de formação educacional e militar é muito propício à conscientização, pois de lá que sairá a próxima geração de motoristas.

O Maio Amarelo conta com blitze educativas, operações em entradas e saídas de escolas, distribuição de material educativo, conscientização nos grupos do programa Vida Ativa Melhor Idade e na atividade ‘Vou de Bike’ neste domingo (22), em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel). Estão previstas ainda ações nas feiras do produtor, no Lago Aratimbó, no campus III da Universidade Paranaense (Unipar), além das blitze de fiscalização em pontos surpresa, palestras e uma simulação de acidente com encenação.

Visualizar imagens Flickr