HOMENAGEM
Decretado luto de três dias por morte do advogado Wagner Pacheco
Data de publicação: 10/11/2025
O prefeito Fernando Scanavaca decretou luto oficial de três dias em memória do advogado e professor Wagner Brussolo Pacheco, que faleceu na tarde de domingo, 9, após um longo período de internamento hospitalar. O decreto 317/2025 considera a grande importância que o advogado teve na história de Umuarama, atuando com maestria na esfera jurídica, “onde trilhou uma brilhante carreira na defesa do Direito, elevando o nome de Umuarama à esfera das grandes decisões do governo do Estado e do país”, justificou. Considera ainda o dever do poder publico de “render justas homenagens àqueles que, com seu trabalho, seu exemplo e sua dedicação, contribuíram para o bem-estar da coletividade”. Segundo o prefeito, Dr. Wagner Pacheco “foi uma voz marcante na política local e estadual, uma liderança que muito contribuiu para a cidade e uma expressão importante no cenário jurídico, além de ter figurado com destaque também no meio acadêmico, ajudando a formar novos advogados”, afirmou. “A morte do Dr. Wagner Pacheco deixa um profundo vazio para seus familiares, inúmeros e para a nossa cidade, pela exemplar pessoa que ele foi profissionalmente e pela sua atuação pessoal, ao longo da vida”, completou Scanavaca. Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1961), o advogado Wagner Brussolo Pacheco foi membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros, professor da Universidade Estadual de Maringá, da Escola da Magistratura do Paraná e da Unopar, procurador-geral do Estado (1987 a 1990) e chefe da Casa Civil do Governo (1990/1991) no governo de Álvaro Dias. Presidiu a OAB-PR/Subseção de Umuarama (1977 a 1987) e foi uma das grandes lideranças da cidade nas áreas jurídica e política, com destaque estadual e participação efetiva junto ao governo do Estado. O velório acontece na sede local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o corpo do advogado será cremado. A despedida final está prevista para as 20h desta segunda-feira, 10.
O prefeito Fernando Scanavaca decretou luto oficial de três dias em memória do advogado e professor Wagner Brussolo Pacheco, que faleceu na tarde de domingo, 9, após um longo período de internamento hospitalar.
O decreto 317/2025 considera a grande importância que o advogado teve na história de Umuarama, atuando com maestria na esfera jurídica, “onde trilhou uma brilhante carreira na defesa do Direito, elevando o nome de Umuarama à esfera das grandes decisões do governo do Estado e do país”, justificou.
Considera ainda o dever do poder publico de “render justas homenagens àqueles que, com seu trabalho, seu exemplo e sua dedicação, contribuíram para o bem-estar da coletividade”. Segundo o prefeito, Dr. Wagner Pacheco “foi uma voz marcante na política local e estadual, uma liderança que muito contribuiu para a cidade e uma expressão importante no cenário jurídico, além de ter figurado com destaque também no meio acadêmico, ajudando a formar novos advogados”, afirmou.
“A morte do Dr. Wagner Pacheco deixa um profundo vazio para seus familiares, inúmeros e para a nossa cidade, pela exemplar pessoa que ele foi profissionalmente e pela sua atuação pessoal, ao longo da vida”, completou Scanavaca.
Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1961), o advogado Wagner Brussolo Pacheco foi membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros, professor da Universidade Estadual de Maringá, da Escola da Magistratura do Paraná e da Unopar, procurador-geral do Estado (1987 a 1990) e chefe da Casa Civil do Governo (1990/1991) no governo de Álvaro Dias.
Presidiu a OAB-PR/Subseção de Umuarama (1977 a 1987) e foi uma das grandes lideranças da cidade nas áreas jurídica e política, com destaque estadual e participação efetiva junto ao governo do Estado. O velório acontece na sede local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o corpo do advogado será cremado. A despedida final está prevista para as 20h desta segunda-feira, 10.