DIA DA MULHER
Encontro homenageia mulher do campo com palestra e café da manhã saudável
Data de publicação: 10/03/2025

Mulheres produtoras rurais de Umuarama foram homenageadas na última sexta-feira, 7, por ocasião do Dia Internacional da Mulher (8 de março), com palestra e um café da manhã saudável. A ação foi promovida pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) em parceria com o Banco de Alimentos da Secretaria Municipal de Agricultura, e aconteceu no anfiteatro da Prefeitura. O encontro foi conduzido pela presidente do Consea e integrante do Grupo União Pela Vida, Bruna Marcelly Coutinho, com as presenças dos secretários municipais de Agricultura, Gerlado Remor Pikler, e de Meio Ambiente, Cláudio Marconi, representando o prefeito Fernando Scanavaca. Participara ainda a coordenadora do Banco de Alimentos, Huana de Godoi, a presidente do Grupo União pela Vida, Selma Gueris de Araújo, a assistente social e palestrante Juliana Firmino Fonzar, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Márcia Cristina de Souza. As participantes também receberam noções de maquiagem e participaram do sorteio de um kit de produtos de beleza da Avon/Natura. Depois de agradecer a presença de todos, a presidente do Consea fez uma homenagem às mulheres destacando os desafios e dificuldades, a condição de liderança familiar da mulher rural, a defesa do meio ambiente e da agricultura sustentável, o empreendedorismo e sua contribuição para a segurança alimentar. As mulheres desempenham um papel fundamental na sociedade e merecem condições de igualdade em todas as áreas, bem como políticas públicas de apoio e valorização, “pois com muito sacrifício ajudam a movimentar o setor produtivo, pois representam mais de 40% da força na agricultura familiar”, destacou.Márcia Souza lembrou que o ‘dia da mulher’ não deve ser apenas um dia, mas o ano todo. “A mulher merece todas as homenagens e, mais do que isso, o reconhecimento e a valorização da sociedade. Este é o desejo e a luta do CMDM”, apontou. Por fim a assistente social Juliana falou sobre o trabalho realizado pelo IDR-PR junto à mulher do campo, as atividades desenvolvidas e a importância da sua dedicação à produção agropecuária da cidade e região.
Mulheres produtoras rurais de Umuarama foram homenageadas na última sexta-feira, 7, por ocasião do Dia Internacional da Mulher (8 de março), com palestra e um café da manhã saudável. A ação foi promovida pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) em parceria com o Banco de Alimentos da Secretaria Municipal de Agricultura, e aconteceu no anfiteatro da Prefeitura.
O encontro foi conduzido pela presidente do Consea e integrante do Grupo União Pela Vida, Bruna Marcelly Coutinho, com as presenças dos secretários municipais de Agricultura, Gerlado Remor Pikler, e de Meio Ambiente, Cláudio Marconi, representando o prefeito Fernando Scanavaca.
Participara ainda a coordenadora do Banco de Alimentos, Huana de Godoi, a presidente do Grupo União pela Vida, Selma Gueris de Araújo, a assistente social e palestrante Juliana Firmino Fonzar, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Márcia Cristina de Souza.
As participantes também receberam noções de maquiagem e participaram do sorteio de um kit de produtos de beleza da Avon/Natura. Depois de agradecer a presença de todos, a presidente do Consea fez uma homenagem às mulheres destacando os desafios e dificuldades, a condição de liderança familiar da mulher rural, a defesa do meio ambiente e da agricultura sustentável, o empreendedorismo e sua contribuição para a segurança alimentar.
As mulheres desempenham um papel fundamental na sociedade e merecem condições de igualdade em todas as áreas, bem como políticas públicas de apoio e valorização, “pois com muito sacrifício ajudam a movimentar o setor produtivo, pois representam mais de 40% da força na agricultura familiar”, destacou.
Márcia Souza lembrou que o ‘dia da mulher’ não deve ser apenas um dia, mas o ano todo. “A mulher merece todas as homenagens e, mais do que isso, o reconhecimento e a valorização da sociedade. Este é o desejo e a luta do CMDM”, apontou. Por fim a assistente social Juliana falou sobre o trabalho realizado pelo IDR-PR junto à mulher do campo, as atividades desenvolvidas e a importância da sua dedicação à produção agropecuária da cidade e região.
Ver fotos no Flickr