Diversos

Campanha de vacinação contra poliomielite prossegue até a próxima sexta-feira

Data de publicação: 15/06/2010

Foto da matéria Campanha de vacinação contra poliomielite prossegue até a próxima sexta-feira

A Prefeitura de Umuarama prorrogou até sexta-feira (18), a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. Os pais que não levaram os filhos para tomar a gotinha no último sábado devem procurar a unidade de saúde mais próxima de casa. São aproximadamente 6.500 crianças menores de 5 anos no município. Até ontem, foram imunizadas mais de 5.200, ou cerca de 80%.
Ao contrário do que muita gente imagina, crianças gripadas podem tomar a vacina, pois não há nenhuma contra-indicação. A única ressalva é para as que estão com diarréia ou febre acima de 38 graus. Com a prorrogação, a expectativa é que pelo menos 95% das crianças sejam vacinadas até sexta. Embora a doença esteja erradicada no Brasil, é necessário prevenir.
A transmissão do vírus da poliomielite pode ser de pessoa para pessoa e através de contato com fezes contaminadas. O risco é maior em situações de condições de higiene inadequadas. Crianças menores são prejudicadas pelo fato de ainda não terem hábitos de higiene desenvolvidos.
O vírus da pólio se desenvolve na garganta ou no intestino e é disseminado pela corrente sanguínea. Ao chegar ao sistema nervoso central, ataca os neurônios e provoca a paralisia dos membros inferiores e superiores.

Compartilhar: