Diversos

Entrega de certificados do curso de confecção de lingerie

Data de publicação: 30/10/2009

Foto da matéria Entrega de certificados do curso de confecção de lingerie

A Prefeitura realizou na última quarta-feira à noite, na sede do Provopar Municipal, a solenidade de entrega dos certificados para os 20 concluintes do curso de confecção de lingerie. Participaram da entrega a primeira dama e presidente do Provopar, Waldete Zafanelli do Amaral Silva, o secretário Gilberto Pernomian (Indústria e Comércio) e a presidente do Conselho dos Clubes de Mães, Vera Borges (também coordenadora do Provopar).
A primeira dama enalteceu a dedicação e o empenho dos formandos. "O curso abre as portas do mercado de trabalho. Aliás, elas já estão abertas para vocês", destacou. "Tenho certeza de que serão bem sucedidas".
A instrutora Maria Dagmar da Costa Martins, que também é fabricante, afirmou que o mercado é promissor, pois cresceu muito na última década. Nos últimos anos, segundo estudo do Sebrae, houve uma disparada no negócio. Além disso, existe a vantagem de ser melhor e mais fácil de trabalhar do que no segmento de roupas, já que é um mercado que não registra sazonalidade. Várias empresas atuam no ramo no município, sendo responsáveis pela geração de mais de 400 postos de trabalho. "Quanto mais mão de obra qualificada, melhor", disse Martins. "O mercado precisa e está apto para absorver", explicou.
O curso teve 72 horas/aula e as concluintes apresentaram, orgulhosas, o resultado da produção. Dezenas de peças de renda, cetim e algodão, seguindo as tendências de mercado (de acessório do vestuário feminino que deve cumprir a função de conforto e beleza).
"É muito importante que vocês dêem continuidade, participando ou aperfeiçoando", recomendou o secretário Gilberto Pernomian. Ele lembrou que o trabalho desenvolvido em conjunto pela Secretaria de Indústria e Comércio e Provopar já foi responsável pela formação de duas turmas em 2009 (40 concluintes).

Novos cursos
Através de uma iniciativa da Secretaria de Ação Social, serão realizados 17 novos cursos de formação de mão de obra, envolvendo participações do Senai, Senac e Associação dos Clubes de Mães.
Serão investidos mais de R$ 100 mil para a realização dos cursos, que irão oferecer 302 vagas. Os recursos foram liberados pelo Ministério da Defesa Social, através da Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS). A Ação Social terá a parceria da Secretaria da Indústria e Comércio.
Os cursos oferecidos serão gratuitos, assim como as inscrições, que deverão ser abertas na primeira quinzena de novembro: salgados para confeitaria, 15 h/25 vagas; doces para confeitaria, 15 h/25 vagas; desenho de móveis, 100 h/25 vagas; açougueiro para supermercado, 18 h/25 vagas; 2 cursos de eletricista, com 160 h/16 vagas cada; operador de empilhadeira, 20 h/15 participantes; segurança para operador de caldeira, 40 h/20 vagas; manicure, 120 h/15 vagas; cabeleireiro, 120 h/15 participantes; maquiagem e limpeza de pele, com 12 h/15 vagas; costura industrial, com 240 h/15 vagas; langerie e tapetes de tear (duas turmas), ambos com 72 h/10 vagas para cada curso; aperfeiçoamento em serviços domésticos, com 20 h/30 vagas; e torneiro mecânico, com 160 h/15 participantes.
Compartilhar: