Diversos

Farmácia da Prefeitura recadastrará usuários para agilizar atendimento

Data de publicação: 05/09/2009

Foto da matéria Farmácia da Prefeitura recadastrará usuários para agilizar atendimento

A partir desta semana, o atendimento da central farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama deverá enfrentar um ritmo mais lento, mas sem prejuízos para os usuários do sistema público de saúde. É que cerca de 40 % das aproximadamente 7 mil pessoas que mensalmente procuram remédios no local, terão que fazer o recadastramento que, na sequência, vai facilitar o próprio atendimento, com mais rapidez e eficiência.
Quem garante é a farmacêutica Francielize Marche Valese, chefe da Divisão de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo ela, devido à informatização do sistema, os usuários que retiram medicamentos fornecidos gratuitamente pela Prefeitura deverão fazer esse recadastramento. Junto com a receita médica, esses usuários deverão levar a Carteira de Identidade ou certidão de nascimento e um comprovante de residência. "Esse processo vai durar cerca de 30 dias", informa.
A Central Farmacêutica atende uma média de 300 pessoas por dia. Entrega, também numa média diária, em torno de 12.500 unidades de remédios. "O movimento maior, até com um certo congestionamento de pessoas, ocorre em início de mês, quando os usuários buscam sua cota de remédios para o período de 30 dias", esclarece a farmacêutica. O recadastramento servirá tanto para agilizar o atendimento na farmácia pública como para garantir maior segurança, inclusive para os próprios usuários, além de um rigoroso controle na distribuição.

Espaço
Atualmente, a Central Farmacêutica encontra-se um pouco "espremida" nas dependências do antigo Fórum, onde também funciona a Secretaria de Saúde. A falta de espaço deve-se à utilização, pela Secretaria de Educação, da área onde funcionou a sala de júri. O diretor da Secretaria de Saúde, Sergio Eko, informou que essas dependências serão liberadas nos próximos dias e devidamente adequadas para armazenar os medicamentos e material médico hospitalar.
Já Francielize Valese acrescentou que Umuarama ingressou no Consórcio Paranaense de Gestores de Saúde, conseguindo comprar medicamentos básicos mais baratos. O Consórcio entrega as remessas de remédios que serão consumidos em 90 dias, tudo de uma vez. "Assim, ficamos com um grande estoque e nosso espaço atual é pequeno. Com a antiga sala de júri disponível, esse problema será definitivamente resolvido", assegura.
Compartilhar: