Data de publicação: 15/09/2017

Foto da matéria Por risco de nova erosão, Prefeitura notifica empreiteira que construiu galerias do poliesportivo

Preocupado com a possibilidade de novos focos de erosão no antigo complexo poliesportivo, que já consumiu mais de R$ 17 milhões em recursos públicos, o prefeito Celso Pozzobom decidiu notificar a empresa responsável pela construção das galerias. “Eles tem atendido nossos chamados para vistorias e reparos na tubulação, porém precisamos de uma solução definitiva. Foi investido muito recurso naquela obra e também na recuperação da Avenida Parigot de Souza. Não podemos correr o risco de novos prejuízos por conta da manutenção. Desde o início do ano temos notado sinais de focos erosivos”, afirmou.

Em parecer técnico, a equipe de engenharia da Prefeitura – na atual gestão – apontou problemas técnicos como o afundamento do solo e processo erosivo no trecho anterior ao término do canal. Foram notadas trincas em vários tubos e descolamento de argamassa e rejuntamento, causando o rompimento de juntas de tubos e o carreamento de terra da parte externa para dentro da tubulação, aflorando pontos de erosão na superfície.

“Esses defeitos são sérios, pois contribuem para o agravamento do processo erosivo e ameaçam tanto o aterro quanto o pavimento da Avenida Parigot de Souza, que recuperamos há poucas semanas, caso não seja recuperado de forma urgente”, alertou o prefeito. “Por sorte não tivemos nenhuma chuva forte nas últimas semanas”, acrescentou.

Em razão destes problemas, o município notificou extrajudicialmente a construtora Contersolo para que inicie a regularização da obra, corrigindo todos os defeitos e vícios apontados no parecer técnico, no prazo máximo e improrrogável de cinco dias, a partir do recebimento da notificação. Segundo prefeito é um pedido amistoso, feito administrativamente, pois a obra encontra-se dentro do período de 5 anos de manutenção por parte da construtora, previsto no contrato. “Porém, caso este pedido não seja atendido, nossa Procuradoria Jurídica está orientada a adotar medidas judiciais imediatamente”, acrescentou.

O secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, engenheiro Isamu Oshima, também manifestou preocupação. “Estamos monitorando as galerias regularmente e detectamos esse problema antes que ele se agravasse. Já chamamos a empreiteira para reparos em duas oportunidades e eles nos atenderam, porém a situação não foi resolvida em definitivo. É isso que a administração municipal espera, com essa notificação”, disse.

Pozzobom lembrou que devido às características do solo de Umuarama, a erosão é uma ameaça constante. “Desde janeiro, já recuperamos ou melhoramos a drenagem pluvial em 12 pontos diferentes da cidade, investindo em novas galerias, grades de ferro tipo grelha, bocas de lobo mais amplas e agora estamos desobstruindo galerias no centro da cidade, para reduzir os pontos de alagamento e transtornos para a população”, disse.

“Queremos reduzir os riscos de erosão e no poliesportivo não é diferente. Afinal, aquela obra consumiu cerca de R$ 18 milhões – que poderiam representar grandes benefícios se fossem investidos em outras áreas, como saúde e educação – e não pode, em hipótese alguma, trazer mais prejuízo para a cidade”, completou o prefeito.