Diversos

Quarto e último ‘arrastão’ do ano reforça combate à dengue no município

Data de publicação: 19/11/2009

Foto da matéria Quarto e último ‘arrastão’ do ano reforça combate à dengue no município

O grande volume de chuvas tem sido uma característica marcante da primavera e a preocupação com a dengue deve ser redobrada. A recomendação é do setor de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo o relatório de atividades, de janeiro a outubro, a intensificação das ações de combate surtiu os efeitos desejados, sendo responsável pelo baixo risco de infestação atual.
O relatório, apresentado ontem à tarde na reunião do Comitê de Assessoramento e Acompanhamento das Ações de Controle da Dengue, indica ser fundamental a manutenção de medidas eficazes. Para tanto, está sendo organizado o quarto e último ‘arrastão' do ano. Será no dia 7 de dezembro e contará com 25 caminhões e 150 pessoas diretamente envolvidas na execução do cronograma. Nas três operações do gênero em 2009, foram recolhidas cerca de 350 toneladas de entulhos.
As ações realizadas nos períodos de chuva devem ser repetidas quando aumenta o risco de proliferação do mosquito transmissor. O Levantamento de Índice Rápido (LIRA), os ‘arrastões' e o intenso trabalho das equipes baixaram o índice de infestação de 1,7% (abril) para 0,5% (julho). Em outubro, chegou a 0,6%. Também são desenvolvidas reuniões, palestras, distribuição de panfletos, cartazes e aplicadas notificações e multas.
As reuniões do Comitê ocorrem regularmente. Participam representantes da sociedade civil, entidades, de órgãos governamentais e voluntários. O principal objetivo é colaborar nas ações de mobilização social, integração, divulgação e fiscalização das atividades que envolvem o combate à dengue.
"A mobilização deve ser constante, levando em consideração que temos quatro soropositivos (DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4) circulando e é necessário esclarecer sempre sobre a real ameaça da dengue hemorrágica", salienta a supervisora de campo Aletheia Patrícia Busch.
Compartilhar: