Diversos
Umuarama pretende vacinar 11 mil crianças contra a poliomielite
Data de publicação: 18/09/2009
A partir das 8h de amanhã (sábado), começa a segunda etapa da Campanha Nacional contra a Poliomielite. A meta é que em Umuarama sejam vacinadas cerca de 11 mil crianças de 0 a 5 anos. A vacina estará disponível em todos os postos de saúde da sede e distritos (23 pontos) até as 17h.No Paraná, a intenção é vacinar 775.650 crianças, o equivalente a 100% da população paranaense de até 4 anos de idade, superior à meta do Ministério da Saúde (95%). O Estado não apresenta casos da doença desde 1986, graças ao sucesso das campanhas de vacinação. A poliomielite é transmitida por via respiratória ou por fezes contaminadas - nesse caso podendo persistir até 17 semanas no ambiente. A doença ataca principalmente as pernas e provoca a perda de sensibilidade. Os reflexos dos membros atingidos também são comprometidos. As sequelas são irreversíveis e a imunização é a única forma de prevenção, uma vez que cria uma barreira imunológica contra o vírus e protege a criança por toda a vida.
No Paraná, a intenção é vacinar 775.650 crianças, o equivalente a 100% da população paranaense de até 4 anos de idade, superior à meta do Ministério da Saúde (95%). O Estado não apresenta casos da doença desde 1986, graças ao sucesso das campanhas de vacinação.
A poliomielite é transmitida por via respiratória ou por fezes contaminadas - nesse caso podendo persistir até 17 semanas no ambiente. A doença ataca principalmente as pernas e provoca a perda de sensibilidade. Os reflexos dos membros atingidos também são comprometidos. As sequelas são irreversíveis e a imunização é a única forma de prevenção, uma vez que cria uma barreira imunológica contra o vírus e protege a criança por toda a vida.