Indústria, Comércio e Turismo
Azul avalia segurança operacional do aeroporto de Umuarama
Data de publicação: 16/12/2021
Uma equipe técnica da Azul Linhas Aéreas esteve na cidade nesta quinta-feira (16) para avaliar a segurança operacional do aeroporto Orlando de Carvalho. Vários itens foram minuciosamente checados com o objetivo de garantir o início dos voos de Umuarama a Curitiba, já previamente agendado para o dia 25 de janeiro de 2022. Segundo o gerente de segurança operacional da empresa, Rodrigo Edson da Silva, as avaliações focaram em cinco itens principais: plano de emergência do aeródromo, coeficiente de fricção e atrito da pista, tipos de saída de táxis de aeronaves, sistemas de iluminação e áreas de segurança. “O aeroporto possui plenas condições para receber as aeronaves Caravan da Azul [para nove passageiros], já que houve todo um investimento para o recebimento de aeronaves ATR-72 [para 70 passageiros]. As recomendações de adequações são mínimas”, disse. A avaliação operacional verificou ainda as condições de acessibilidade, o pátio de manobras, o terminal de passageiros, os serviços de táxi-aéreo e os equipamentos de segurança. “Por determinação do prefeito Hermes Pimentel, temos concentrado nossos esforços para colocarmos em atividade o aeroporto Orlando de Carvalho. Ele sabe a importância desse modal para o desenvolvimento econômico e social de Umuarama. Agora estamos na fase final”, comentou Marcelo Adriano Lopes da Silva, secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo.
Uma equipe técnica da Azul Linhas Aéreas esteve na cidade nesta quinta-feira (16) para avaliar a segurança operacional do aeroporto Orlando de Carvalho. Vários itens foram minuciosamente checados com o objetivo de garantir o início dos voos de Umuarama a Curitiba, já previamente agendado para o dia 25 de janeiro de 2022.
Segundo o gerente de segurança operacional da empresa, Rodrigo Edson da Silva, as avaliações focaram em cinco itens principais: plano de emergência do aeródromo, coeficiente de fricção e atrito da pista, tipos de saída de táxis de aeronaves, sistemas de iluminação e áreas de segurança. “O aeroporto possui plenas condições para receber as aeronaves Caravan da Azul [para nove passageiros], já que houve todo um investimento para o recebimento de aeronaves ATR-72 [para 70 passageiros]. As recomendações de adequações são mínimas”, disse.
A avaliação operacional verificou ainda as condições de acessibilidade, o pátio de manobras, o terminal de passageiros, os serviços de táxi-aéreo e os equipamentos de segurança. “Por determinação do prefeito Hermes Pimentel, temos concentrado nossos esforços para colocarmos em atividade o aeroporto Orlando de Carvalho. Ele sabe a importância desse modal para o desenvolvimento econômico e social de Umuarama. Agora estamos na fase final”, comentou Marcelo Adriano Lopes da Silva, secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo.