Qualidade de Vida
Agentes de endemias são treinados para unificar ação em caso de desastres
Data de publicação: 17/08/2017
A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) está treinando os agentes da Vigilância Ambiental para atenderem com mais agilidade os casos de desastres naturais. A capacitação foi iniciada nesta quarta-feira, 16, e continuou na quinta, 17, e nos próximos dias até completar a carga de 40 horas de orientação sobre o Sistema de Informação Geográfica (SIG), analisando – entre outros fatores – os principais desastres registrados no paraná, desde 1992. Através de mapas e da correta utilização da bússola, os coordenadores dos grupos de agentes foram orientados para identificar com mais facilidade a localização, ao atenderem ocorrências e prestarem socorro à população. “O senso de localização e direção, bem como uma forma padronizada de prestar informações para outras unidades de suporte são fundamentais para agilizar o socorro, em caso de desastre”, explicou o coordenador da Covisa, Flávio Posseti. A clareza e fidelidade das informações de localização ajudam no deslocamento do Corpo de Bombeiros e de unidades de socorro como o Samu e a Defesa Civil. “Os agentes trabalham espalhados por toda a cidade. Caso algum deles identifique uma situação de risco ou mesmo de tragédia, é importante passarem rapidamente as informações e o local exato do incidente para agilizar o socorro”, acrescentou o coordenador. Inicialmente foram orientados os supervisores de campo dos Agentes Comunitários de Endemias (ACEs) e a supervisão geral. Entre quinta e sexta-feira, 17 e 18, será a vez das equipes de agentes. “Logo, também teremos capacitações com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, para padronizar os procedimentos e as informações. Nossa equipe será qualificada para trabalhar com dados cartográficos com referências atualizadas, com detalhes que ainda nem fazem partes dos mapas de Umuarama”, acrescentou Flávio Posseti. O próximo passo será a setorização das equipes de agentes, utilizando como base as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A primeira será a UBS San Remo. “Em breve queremos expandir a setorização para outras unidades, assim que concluirmos o levantamento de dados sobre a região, a população, os pontos de risco e as necessidades de cada bairro”, concluiu.
A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) está treinando os agentes da Vigilância Ambiental para atenderem com mais agilidade os casos de desastres naturais. A capacitação foi iniciada nesta quarta-feira, 16, e continuou na quinta, 17, e nos próximos dias até completar a carga de 40 horas de orientação sobre o Sistema de Informação Geográfica (SIG), analisando – entre outros fatores – os principais desastres registrados no paraná, desde 1992.
Através de mapas e da correta utilização da bússola, os coordenadores dos grupos de agentes foram orientados para identificar com mais facilidade a localização, ao atenderem ocorrências e prestarem socorro à população. “O senso de localização e direção, bem como uma forma padronizada de prestar informações para outras unidades de suporte são fundamentais para agilizar o socorro, em caso de desastre”, explicou o coordenador da Covisa, Flávio Posseti.
A clareza e fidelidade das informações de localização ajudam no deslocamento do Corpo de Bombeiros e de unidades de socorro como o Samu e a Defesa Civil. “Os agentes trabalham espalhados por toda a cidade. Caso algum deles identifique uma situação de risco ou mesmo de tragédia, é importante passarem rapidamente as informações e o local exato do incidente para agilizar o socorro”, acrescentou o coordenador.
Inicialmente foram orientados os supervisores de campo dos Agentes Comunitários de Endemias (ACEs) e a supervisão geral. Entre quinta e sexta-feira, 17 e 18, será a vez das equipes de agentes. “Logo, também teremos capacitações com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, para padronizar os procedimentos e as informações. Nossa equipe será qualificada para trabalhar com dados cartográficos com referências atualizadas, com detalhes que ainda nem fazem partes dos mapas de Umuarama”, acrescentou Flávio Posseti.
O próximo passo será a setorização das equipes de agentes, utilizando como base as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A primeira será a UBS San Remo. “Em breve queremos expandir a setorização para outras unidades, assim que concluirmos o levantamento de dados sobre a região, a população, os pontos de risco e as necessidades de cada bairro”, concluiu.