MOBILIDADE URBANA

Sestram reforça sinalização de trânsito em semáforo e retornos na avenida Portugal

Data de publicação: 22/12/2023

veículos trafegando pela avenida portugal com nova sinalização

Carregando...
Carregando...
Carregando...

Uma equipe da Secretaria Municipal de Segurança Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram) está empenhada em reforçar a sinalização visando tornar mais seguro o tráfego de veículos na avenida Portugal, entre a rua Monteiro Lobato e o semáforo no entroncamento com a rua Leonildo Stecca, na entrada do Jardim Cruzeiro.

O secretário Valdecir Capelli, responsável pela Sestram, explicou que estudos apontaram a necessidade de mudanças nos pontos de retorno da avenida, onde foram registrados acidentes – alguns deles com vítimas. “A intenção é melhorar a segurança, orientando de forma mais clara aos condutores a manobra de retorno. E um dos pontos, que tem pouca utilização, será fechado”, informou.

O segundo retorno (no sentido Jardim Cruzeiro) está sendo sinalizado com estreitamento da faixa de rolamento e demarcação do espaço seguro para a manobra. “O local já recebeu placas, pintura e nos próximos dias serão instalados os tachões, para alertar os motoristas desatentos. Com a mudança o retorno ficará muito mais visível, reduzindo os riscos de acidentes”, afirmou o secretário.

Outro retorno existente alguns metros à frente, no sentido contrário (centro), será fechado. Desde que a Diretoria de Trânsito (Umutrans) readequou a orientação do semáforo, o dispositivo deixou de ser necessário para os condutores.

“Com a eliminação deste ponto, a demarcação da área de segurança e a colocação de várias placas de orientação vamos diminuir bastante o risco de acidentes. É claro que a segurança no trânsito também depende da condução dos motoristas, que devem respeitar a sinalização”, completou Capelli.

SEMÁFORO

No entroncamento com a Leonildo Stecca, o semáforo também está recebendo atualizações e deve ter incorporado mais um tempo de acesso à avenida Portugal em sua programação. “Temos um comércio de atacado no local que gera bastante fluxo de veículos, em alguns momentos do dia. Por isso implantamos um sinal exclusivo para orientar a saída de clientes e reformulamos os tempos”, explicou o secretário.

O retorno de veículos vai ser proibido no semáforo. A Umutrans também já proibiu o retorno de caminhões em toda a extensão da avenida Portugal. Para os veículos pesados, a manobra de retorno só poderá ser realizada na Praça Portugal ou no trevo saída para Maria Helena (na rodovia PR-482), que conta com uma rotatória.

Recebemos muitos pedidos da população para eliminar todos os retornos da Portugal, mas entendemos que essa medida restringiria demais a mobilidade naquela região. Por isso realizamos estudos e, neste momento, optamos pelas modificações e reforço na sinalização – que pode mudar no futuro, conforme a evolução do tráfego”, completou Capelli.

Ver fotos no Flickr
Compartilhar: